sexta-feira, 29 de julho de 2011

20 Anos de Nevermind (Nirvana)




Nirvana foi uma banda de Aberdeen, Washington, formada por Kurt Cobain e Krist Novoselic, que assinou contrato com a gravadora independente de Seattle, a Sub Pop. O grupo lançou seu álbum de estreia, Bleach, em 1989, com Chad Channing na bateria. Entretanto, Channing saiu do Nirvana em 1990 e a banda foi em busca de um baterista permanente. Durante um show da banda de hardcore punk Scream, o baterista do grupo, Dave Grohl, impressionou Novoselic e Cobain. Quando Scream inesperadamente acabou, Grohl contatou Novoselic, fez o seu caminho para Seattle e foi logo convidado para integrar a banda. Novoselic disse no retrospecto que quando Grohl entrou para a banda, tudo "caiu no local".
Um ano antes de Nevermind ter sido editado, o som de Seattle já havia sido descoberto e três dos melhores grupos da cena grunge (Mother Bone Love, Alice in Chains e Soundgarden) já estavam contratados pelas grandes gravadoras que passaram a sondar o Nirvana com boas propostas. Graças a Kim Gordon, baixista do Sonic Youth, a Geffen levou a melhor; Gordon recomendou o Nirvana a Mark Kates, diretor do selo, levando-o a assistir alguns shows que o Nirvana fez, abrindo concertos do Sonic Youth. Com a aproximação pessoal, Kates conseguiu contratar o Nirvana com uma proposta bem mais modesta, US$ 287 mil adiantados, contra US$ 1 milhão, feita pela Capitol. Dave Grohl, vindo da banda hard-core Scream, de Washington, DC, substituiu Chad Channing, pondo fim à ciranda de bateristas na história do Nirvana. Nevermind foi gravado no Sound City Studios de Los Angeles, com produção de Butch Vig.


Curiosidade: logo no início deste video (Smells Like Teen Spirit) aparece um All Star Converse
(ícone da juventude há mais de 100 anos!)

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda norte-americana Nirvana, lançado em 1991. Assim que foi lançado, conquistou aclamação da crítica e sucesso de público, vendendo em torno de 26 milhões, 11,5 milhões nos estados unidos segundo a RIAA. Este álbum consagrou o Nirvana no mundo todo, famoso pela sua variada sonoridade e principalmente pela sua capa, com uma foto do bebê Spencer Elden nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol, eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.
Mesmo lançado há 20 anos, Nevermind ainda continua sendo um dos trabalhos mais influentes do cenário musical. Recentemente, o canal de TV norte-americano VH1, elegeu Nevermind como o segundo melhor álbum de rock da história, apenas atrás de Revolver, dos Beatles.



Nevermind chegou às prateleiras em 24 de setembro de 1991. Fez um estrago, levou o rock ao topo das paradas, mudou a cara da música pop. Este ano, o álbum comemora 20 anos de vida.

Para marcar a data (e para a felicidade dos fãs de Nirvana), a gravadora Universal criou uma campanha de relançamento de cair o queixo. Oclássico vinil ganha diversos novos formatos: edição super especial com um box de quatro CDs e um DVD, edição especial com dois CD’s, CD remasterizado, set com quatro LP’s e arquivo disponível para download.

O CD duplo inclui o álbum remasterizado, além de acompanhamentos no estúdio, lados-B ao vivo, demos gravadas nos Smart Studios – a ‘casa sonora’ do produtor Butch Vig -, gravações de ensaios em boombox e um par de gravações inéditas na BBC.

O box de quatro CDs vem com todo o material citado acima e mais: “Devonshire Mixes”, uma versão de Nevermind produzida e mixada por Vig – já que na versão final, Vig fez a produção e Andy Wallace mixou –, um livro de 90 páginas e um CD/DVD da apresentação no Seattle Paramount Theatre, em pleno Halloween de 91.

Fonte completa (aqui)

1 comentários:

Murilo Donald disse...

Hei!!!!!!
Como faço pra adquirir um desse????

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Não vá embora sem deixar seu comentário...