quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ringo Starr - The Beatles




Richard Starkey Jr., MBE (Liverpool, 7 de julho de 1940), mais conhecido pelo seu nome artístico Ringo Starr, é um músico, baterista, multi-instrumentista, cantor, compositor e ator britânico, famoso por ter sido baterista dos Beatles após substituir Pete Best, ficando nos Beatles até a separação do grupo em 1970. Ringo é conhecido pelo seu estilo seguro de tocar e pelos seus toques de originalidade. Foi eleito, em 2011, pela revista Rolling Stone o maior baterista da história do rock. O apelido Ringo surgiu por causa dos anéis que Ringo gostava de usar (ring quer dizer anel em inglês). Ele também é vegetariano e canhoto, assim como outro integrante dos Beatles, Paul McCartney.

Ringo Starr morava com a mãe, Elsie, e o padrasto, Harry Graves em um bairro humilde de Liverpool. Quando era pequeno, passou por vários problemas de saúde, ficando internado em um total de três anos em hospitais de Liverpool. Por essa razão, ele acabou ficando atrasado na escola e aos 15 anos mal sabia ler e escrever.
Em 1957, Ringo começou sua própria banda skiffle com Eddie Miles, chamada The Eddie Clayton Skiffle Group. No ano de 1959, ele juntou-se ao grupo Raving Texans, que tinha como cantor Rory Storm. Posteriormente a banda mudou de nome para Rory Storm and the Hurricanes. Foi nesta época que ele passou a adotar o nome artístico Ringo (derivado de "ring", anel em inglês) por causa dos anéis que constantemente usava. Os Hurricanes fizeram uma turnê em Hamburgo em 1960, onde Ringo acabou conhecendo os integrantes de outra banda de Liverpool, The Beatles.
Ringo só acabaria entrando para os Beatles quando eles acertaram um contrato de gravação com a gravadora Parlophone. Cansados do temperamento de Pete Best, o baterista dos Beatles naquela época, os outros integrantes da banda resolveram dispensá-lo e chamar Ringo Starr para substituí-lo. Os fãs de Pete não gostaram da substituição e no início, protestaram contra a mudança gritando Pete Forever, Ringo Never (ou seja, Pete sempre, Ringo nunca).

(...)

Em 2001, Ringo reuniu outra edição da All Starr Band e lançou o álbum ao vivo King Biscuit Flower Hour Presents Ringo & His New All-Starr Band no ano posterior. A nova edição contou com Roger Hodgson (ex-Supertramp), Howard Jones e Sheila E.
Em 2002, no aniversário de um ano da morte de George Harrison, Ringo participou do Concert for George em sua homenagem. Ringo tocou bateria no show e cantou as canções Photograph e Honey Don't. Em 2003, lançou Ringo Rama com participações de Willie Nelson, David Gilmour (Pink Floyd) e Eric Clapton. Esse novo disco foi muito bem aceito pela crítica e pelo público, em parte pela bela homenagem ao seu falecido parceiro George Harrison, a música Never Without You contava com Eric Clapton na guitarra. Além de Ringo Rama, Ringo lançou no mesmo ano, seu álbum ao vivo com a nova edição da All-Starr Band, o Tour 2003.

 
Ringo Starr em Nova York, 2005.
Em 2005, lançou Choose Love, com participação de Billy Preston e Chrissie Hynde (ex-The Pretenders). Apesar de não ter vendido tanto como Ringo Rama ou Vertical Man, Choose Love foi considerado tanto pelos fãs como pela crítica como o melhor álbum lançado por Ringo em mais de trinta anos. O álbum assim como seu antecessor tinha uma canção homenageado George Harrison, Oh My Lord contava com Billy Preston tocando órgão. No ano posterior, Ringo Starr saiu novamente em tournê com sua All Star Band lançando o álbum Ringo Starr and Friends.
Em janeiro de 2008, Ringo lançou o single Liverpool 8 e na semana seguinte um álbum com o mesmo nome. Liverpool 8 mantendo a tradição dos álbuns produzidos junto a banda Roundheads, a qual participa o produtor desse novo disco, David Stewart, recebeu bons reviews, e entrou na lista dos mais vendidos tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido, atingindo a melhor colocação para um álbum de Ringo Starr desde 1998 com Vertical Man. Em 2010, Ringo lança o álbum Y Not, o ex-Beatle, Paul McCartney, faz participação em duas faixas na música "Peace Dream" tocando baixo, música esta em homenagem ao ex-beatle John Lennon e na música "Walk With You" fazendo segunda voz.
Recebe estrela da Calçada da Fama em 08 de fevereiro de 2011. Sendo o terceiro ex-Beatle a receber a Estrela da Calçada da Fama de Hollywood o primeiro foi John Lennon em 1988 e o segundo George Harrison em 2009. A estrela de Ringo, fica ao lado das estrelas dos companheiros de banda, John Lennon e George Harrison. Assim, Paul McCartney fica como o único ex-Beatle que ainda não tem uma estrela na Calçada da Fama.

Fonte, biografia e discografia completa aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Não vá embora sem deixar seu comentário...