quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coco Chanel: um ícone lendário






Ilustração de Karl Lagerfeld
Gabrielle Coco Chanel foi a grande madame da moda, que proporcionou às mulheres o velho e maravilhoso pretinho básico, a calça, as roupas confortáveis e elegantes, o Chanel Nº 5.
 
Coco Chanel dispensa apresentações.
Mesmo aqueles mais desinformados sobre moda já ouviram esse nome, ou já usaram uma das peças criadas por ela. Considerada uma das maiores estilistas do século 20, Coco Chanel inventou o conceito de elegância.
 
Nascida em 19 de agosto de 1883, na cidade de Saumur, no sul da França, Chanel foi criada num orfanato da cidade francesa de Auvergne, para onde foi levada aos seis anos, logo após a morte de sua mãe. Aos 16 anos, um oficial de cavalaria milionário a leva para Paris, onde inicia seu caminho no mundo da moda – e onde seu Maison está até hoje, na Rue Cambon, atualmente sob tutela de Karl Lagerfeld.
 
A primeira loja vendia chapéis, uma de suas grandes paixões. Depois, abriu mais duas lojas em Deauville e em Paris. Chanel foi essencial para a revolução da roupa feminina acontecida na década de 20. Praticidade e conforto foram suas palavras de ordem numa época em que moda feminina significava excessos e desconforto, num visual ainda originado no século 19.
 
Chanel liberou definitivamente as mulheres do espartilho, inventou um conceito de elegância baseado na simplicidade, que poderia ser adotado por qualquer um. A estilista foi pop, numa época em que o mundo da moda era restrito aos muitos ricos. Suas coleções eram feitas para serem copiadas, com tecidos padronizados e cortes simples e retos. Chanel adorava ver seus modelos em muitas mulheres nas ruas.  
   
A estilista trouxe as cores básicas – preto, branco, cinza, o azul-marinho e o bege –, tecidos confortáveis como o jérsey, os twinsets, calças e jaquetas para o guarda roupa feminino, peças até hoje indispensáveis. Os sapatos de bico arredondado e salto baixo foram mais uma de suas invenções inspiradas nas roupas masculinas e baseadas na praticidade, simplicidade e conforto.
 
Certo dia, deixando chamuscar acidentalmente seu cabelo, Chanel o cortou na altura da nuca e assim foi na Ópera de Paris. Pronto. Estava inventado o corte Chanel. O primeiro “pretinho básico” nasce em 1926, num de seus desenhos. Na década de 40, inventa o look com jóias de fantasia, os colares de pérolas com várias voltas no pescoço, suas camélias.
 
O conceito de suas roupas refletia a mudança no comportamento feminino que o mundo via nascer: a conquista da rua pelas mulheres, o direito ao voto, a incipiente luta por igualdade entre homens e mulheres. A própria Chanel refletia esteticamente essas mudanças: magra, de cabelos curtos, usando cores sóbrias, cortes e peças masculinas, assemelhava-se a um homem.
 
Foi a primeira costureira a assinar um perfume, o Chanel Nº 5, lançado em 1923 e imortalizado por famosos como Marilyn Monroe, até hoje o mais vendido do mundo. Entre os amigos e conhecidos era famosa por seu perfeccionismo e amor ao trabalho. Coco Chanel morre aos 88 anos, no dia 10 de janeiro de 1971.

"O luxo é tudo aquilo que não se vê."
Curiosidade: Karl Lagerfeld ilustrou a nova edição do livro que conta a biografia íntima da estilista Coco Chanel escrita por Justine Picardie e lançada em 2010.

Ilustração de Karl Lagerfeld
Ilustração de Karl Lagerfeld

 Fonte e biografia completa aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Não vá embora sem deixar seu comentário...