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Os Radiohead lançaram o seu primeiro
single, "
Creep", no ano de
1992 e o seu
primeiro álbum de estúdio,
Pablo Honey, em
1993. Ainda que o single de "Creep" não tenha feito sucesso quando foi lançado, seu relançamento, no ano seguinte, fez da
canção um
hit internacional. A popularidade desta banda no
Reino Unido aumentou com o lançamento de seu segundo álbum de estúdio,
The Bends, em
1995. A textura atmosférica das guitarras e o
falsete de Thom Yorke foram bastante aclamados por
críticos e fãs. Com o lançamento de
OK Computer em
1997, os Radiohead ganharam fama mundial. Contando com um som bastante expansivo e temas sobre a alienação moderna,
OK Computer é aclamado até hoje como um marco dos
anos 90. O lançamento de
Kid A, em
2000, e de
Amnesiac, em
2001, marcou o pico da popularidade dos Radiohead, ainda que estes dois álbuns tenham tido opiniões controversas entre críticos e fãs. Este período marcou uma considerável mudança no som dos Radiohead, com a banda incorporando elementos experimentais de
música eletrônica e
jazz nas suas
composições.
Hail to the Thief (
2003), sexto álbum de estúdio da banda, mesclou todos os
estilos que a banda já empregou em sua carreira, como as guitarras distorcidas, música electrônica e letras contemporâneas. Dando sequência ao lançamento de
Hail to the Thief, os Radiohead entraram em hiato, saíram de sua
gravadora EMI e lançaram o seu sétimo álbum,
In Rainbows, em
2007, por meio de
download digital, pelo qual os compradores escolhiam o quanto queriam pagar.
3
Formação e primeiros anos (1985 - 1991)[editar]
Os músicos que viriam a formar os Radiohead estudaram juntos numa
escola pública só para rapazes chamada
Abingdon.
4 Thom Yorke e
Colin Greenwood eram do mesmo ano,
Phil Selway e
Ed O'Brien eram um ano mais velhos do que eles e
Jonny Greenwood era um ano mais novo. Em
1985, eles formaram a banda On a Friday, fazendo referência ao único dia da semana em que podiam ensaiar.
1 O primeiro
concerto da banda ocorreu no final do mesmo ano, no Jericho Tavern, em
Oxford.
5 6 Originalmente, Jonny Greenwood juntou-se à banda como
teclista mas, algum tempo depois, tornou-se o
guitarrista principal.
6 Ainda que Thom, Ed, Phil e Colin tenham terminado seus estudos em
1987, o grupo continuou a reunir-se aos
fins-de-semana e
feriados.
7
Em
1991, quando todos os membros haviam completado seus estudos
universitários (excepto Jonny), On a Friday reagrupou-se e começou a gravar algumas
demos (como o "Manic Hedgehog") e a fazer
concertos nos arredores de
Oxford. Ainda que esta região tenha tido uma intensa movimentação de grupos
indie nos
anos 80, essa cena dava mais atenção à bandas
shoegaze (como
Ride e
Slowdive).
Conforme o número de concertos dos On a Friday foi aumentando,
gravadoras e
produtores começaram a demonstrar algum interesse na banda. Chris Hufford,
sócio da Oxford's Courtyard Studios, esteve presente num concerto do grupo no Jericho Tavern. Impressionado pela banda, ele e seu sócio Bryce Edge produziram uma demo deles e tornaram-se seus produtores.
7
Após um encontro de Colin Greenwood e Keith Wozencroft, um representante da
EMI, na loja de discos onde Colin trabalhava, os On a Friday assinaram um
contrato de seis álbuns com esta gravadora, no fim de 1991. A pedido da EMI, a banda mudou seu nome para Radiohead, inspirado no título de uma canção do álbum
True Stories, dos
Talking Heads.
7
Pablo Honey, The Bends e o sucesso (1992 - 1995)[editar]
Drill, o primeiro
EP do Radiohead, foi produzido por Hufford e Edge no Courtyard Studios e lançado em março de
1992. A performance deste EP nas
paradas musicais não foi satisfatória e, por consequência deste fiasco comercial, a banda contratou Paul Kolderie e Sean Slade - que, previamente, haviam trabalhado com
Pixies e
Dinosaur Jr. - para produzir seu
primeiro álbum, que foi gravado em um
estúdio de Oxford em 1992.
6 Com o lançamento do
single "
Creep", ainda neste ano, o Radiohead passou a receber atenção da
imprensa britânica, ainda que esta não tenha sido favorável; a revista
NME os descreveu como "uma farsa"
8 , e "Creep" não foi tocada na
BBC Radio 1 porque era "muito depressiva".
9
O Radiohead lançou seu primeiro álbum,
Pablo Honey, em fevereiro de
1993. Seu estilo musical foi comparado ao
grunge, estilo bastante popular nos
anos 90 mas, mesmo assim,
Pablo Honey não se saiu muito bem comercialmente, atingindo baixas posições nas paradas musicais britânicas. Inesperadamente, durante sua
turnê norte-americana, o
videoclipe de "Creep" recebeu intensa rotação na
MTV. A canção atingiu a segunda posição na
Billboard Modern Rock Tracks e a sétima posição nas paradas britânicas, quando foi relançada no fim daquele ano. A banda, entretanto, quase cedeu à pressão do sucesso repentino, como no segundo ano da turnê de divulgação do álbum
Pablo Honey. Eles descreveram esta turnê como uma experiência miserável, como disse Phil Selway em uma entrevista: "
Ainda estávamos tocando as mesmas canções que nós gravamos dois anos antes… era como estar preso no tempo."
10
Após a turnê norte-americana, a banda passou a trabalhar em seu segundo álbum. Para isso, eles contrataram o experiente produtor dos
estúdios da Abbey Road John Leckie. A tensão era grande, não apenas pelo sucesso de "Creep", mas pela expectativa da crítica e dos fãs para um álbum superior à
Pablo Honey.
11 Para fugir desta pressão, a banda viajou para a
Oceania e para a
Ásia, mas a popularidade do Radiohead voltou-se contra eles. Thom Yorke foi acusado de estar aderindo ao estilo de vida de astros da MTV, e que essa viagem da banda era apenas um artifício para que seu álbum vendesse mais.
12 O EP
My Iron Lung, lançado em
1994, que contém o
single homônimo, foi a reação da banda, marcando uma transição de maior profundidade do que a planejada para o seu segundo álbum.
13 Este
single foi promovido através de grande rotação em estações de rádio
underground; comercialmente,
My Iron Lung se saiu melhor do que o esperado, e esse período marcou o surgimento de uma base leal de fãs do Radiohead.
14 Tendo desenvolvido algumas canções novas enquanto estavam em turnê, o Radiohead terminou de gravar seu segundo álbum,
The Bends, no fim de 1994, tendo o lançado em Maio de
1995. Enquanto a cena de bandas de
Britpop dominava a atenção da mídia, o Radiohead finalmente havia feito sucesso em sua terra natal com
The Bends.
15 Este álbum foi baseado em densos
riffs e na atmosfera etérea dos três guitarristas da banda, além de ter um uso maior de
teclados do que em
Pablo Honey.
6 Os singles "
Fake Plastic Trees", "
Just" e "Street Spirit (Fade Out)" atingiram boas posições nas paradas musicais. Na metade de 1995, a banda estava abrindo os shows do
R.E.M., uma de suas influências e que era, naquela época, uma das maiores bandas de
rock do mundo.
10 Introduzindo o ato de abertura do Radiohead,
Michael Stipe,
vocalista do R.E.M., disse: "
Radiohead é tão bom, eles me assustam."
14 A atenção gerada com fãs tão famosos e videoclipes como os de "Just" e "Street Spirit (Fade Out)" ajudaram a expandir a popularidade do Radiohead para além do Reino Unido. Jonny Greenwood disse, "
Eu acho que o ponto de transição para nós veio cerca de nove ou doze meses após o lançamento de The Bends
, e ele começou a aparecer nas listas dos melhores álbuns do ano. Foi aí que eu comecei a achar que nós tínhamos feito a escolha certa em formar uma banda."
16
OK Computer, fama e aclamação da crítica (1996 - 1998)[editar]
Duas novas canções haviam sido gravadas para o sucessor de
The Bends: "Lucky", lançado como um
single para promover o álbum de caridade
The Help Album, da fundação
War Child; e "Exit Music (For a Film)", para a adaptação cinematográfica de
Romeu + Julieta de
Baz Luhrmann, em
1996. Com a assistência do produtor musical Nigel Godrich, seu colaborador em "Lucky" e no
lado B "Talk Show Host", o Radiohead produziu seu terceiro álbum sozinho, começando a trabalhar no começo de 1996. Em Julho daquele ano eles haviam gravado quatro canções com Godrich em seu estúdio, em Oxford.
17 Antes de completarem estas gravações, eles decidiram tocar estas canções ao vivo, enquanto abriam os shows de
Alanis Morissette. O resto do álbum foi gravado na mansão do
século XV da
atriz inglesa
Jane Seymour.
18 As sessões de gravação foram tranqüilas, com a banda tocando o dia inteiro, gravando as músicas em cômodos diferentes e ouvindo
Beatles,
DJ Shadow,
Ennio Morricone e
Miles Davis, para buscar inspiração.
6 16 A gravação do álbum completou-se ainda em 1996, e em Março de
1997, ele foi
mixado e masterizado.
OK Computer, o terceiro álbum de estúdio da banda, foi lançado em Junho de 1997. Consideravelmente composto por canções de
rock bastante melódicas, o novo álbum também mostrou o Radiohead experimentando novas estruturas em suas canções, incorporando
música ambiente, elementos de
noise e influências
eletrônicas.
OK Computer foi a primeira gravação da banda que atingiu a primeira posição na parada britânica, o que fez com que o sucesso comercial do Radiohead aumentasse ao redor do mundo. Ainda que tenha atingido a modesta 21ª posição nas paradas
norte-americanas,
OK Computer foi bastante aclamado neste país, tendo recebido o
Grammy de Melhor Álbum Alternativo, e uma indicação para Álbum do Ano.
19 Os singles de
OK Computer foram "
Paranoid Android", "
Karma Police" e "
No Surprises", sendo "Karma Police" o que mais fez sucesso nos Estados Unidos, atingindo a 14ª posição no
Billboard Modern Rock Tracks.
20
Thom Yorke admitiu que ficou impressionado com
OK Computer. Segundo ele, "nenhum de nós sabia se estava bom ou ruim. O que realmente me impressionou foi o fato das pessoas conseguirem entender todas as coisas, todas as texturas e todos os sons e atmosferas que estávamos tentando criar."
21
Ao lançamento de
OK Computer seguiu-se a turnê mundial "Against Demons".
Grant Gee, o
diretor do videoclipe de "No Surprises", acompanhou e filmou a banda nesta turnê, o que resultou no
documentário de
1998 Meeting People Is Easy.
22 O documentário mostra o desafeto da banda com a
indústria fonográfica e com a
imprensa, e o progresso deles em relação à turnê que foi de 1997 a 1998.
6 Durante este tempo, a banda lançou uma compilação de videoclipes -
7 Television Commercials - e dois EP que compilaram lados B de
OK Computer.
Kid A, Amnesiac e a mudança no som (1999 - 2001)[editar]
Após a turnê de 1997-1998, o Radiohead passou um grande tempo inativo; após o fim desta turnê, a única performance pública do grupo foi em 1998, em
Paris, em um concerto para a
Anistia Internacional.
23 Algum tempo depois, Thom Yorke admitiu que durante este período a banda esteve muito próxima do fim, e que ele desenvolveu uma considerável
depressão: "O Ano Novo [de 1998] foi um dos pontos mais baixos da minha vida… Eu senti que estava ficando maluco. Todas as vezes em que eu pegava minha guitarra, eu só conseguia horrores."
24
No começo de
1999 o Radiohead passou a trabalhar no sucessor de
OK Computer. Ainda que não houvesse mais pressão sobre eles ou um prazo da gravadora, a tensão durante este período foi alta. Os membros da banda tinham visões diferentes do futuro do Radiohead, e Thom Yorke ainda passava por um bloqueio criativo, o que o influenciou a escrever de uma forma mais
dadaísta.
24 25 Ainda assim, os membros da banda concordaram em tomar uma nova direção musical, redefinindo suas funções instrumentais dentro da banda.
26
O Radiohead, junto com seu produtor, ficou recluso em estúdios de Paris,
Copenhague e
Gloucester e no seu quase pronto estúdio em Oxford. Após aproximados dezoito meses, as sessões de gravação da banda terminaram, em Abril de
2000. O quarto álbum de estúdio da banda,
Kid A, foi lançado em Outubro de 2000, e era um de dois álbuns desse extenso período de gravações da banda.
Kid A não foi uma sequela de
OK Computer, contando com uma textura
minimalista de guitarras e menos distorção nestas, além da inserção de muitos elementos
eletrônicos e de
jazz nas composições.
24 Foi o maior sucesso comercial do Radiohead até hoje, estreando na primeira posição nas paradas de vários países, incluindo nos Estados Unidos (onde
OK Computer não tinha feito tanto sucesso).
27 O sucesso foi atribuído a diversos fatores, embora os principais tenham sido o vazamento do álbum no
Napster alguns meses antes de seu lançamento e a grande expectativa gerada ao redor do sucessor de
OK Computer.
28 29 Ainda que a banda não tenha lançado nenhum
single para divulgar
Kid A, promos de "Optimistic" e "Idioteque" foram tocadas nas rádios, e uma grande variedade de pequenos vídeos com pedaços das faixas foram tocadas em canais televisivos e lançados de graça na
Internet.
30 No começo de
2001, tal como havia ocorrido com
OK Computer,
Kid A recebeu o Grammy de Melhor Álbum Alternativo e uma indicação para Álbum do Ano. Ainda que o sucesso comercial deste álbum tenha sido inegável,
Kid A foi tão aclamado quanto criticado. Muitos críticos definiram
Kid A como "um suicídio comercial", e pediram por um retorno do antigo estilo da banda.
15 A opinião dos fãs também foi dividida; enquanto alguns acharam a nova sonoridade estranha, outros aclamaram este álbum como o melhor trabalho do Radiohead.
31 Thom Yorke, entretanto, negou que o Radiohead tenha feito
Kid A para que eles não fizessem mais tanto sucesso: "Eu fiquei realmente muito impressionado em como [Kid A] estava sendo mal visto… porque a música não é tão difícil de engolir. Não estamos tentando ser difíceis… Nós atualmente estamos tentando nos comunicar mas em algum lugar, parece que enraivecemos as pessoas. O que estamos fazendo não é tão radical."
15Enquanto promoviam
Kid A, a banda (tendo lido o livro
No Logo de
Naomi Klein), decidiu fazer uma turnê
européia em um palco feito sob encomenda, livre de propagandas, e na
América do Norte, tocando em pequenos
teatros.
30
Amnesiac, o quinto álbum de estúdio do Radiohead, foi lançado em Junho de
2001, contendo faixas adicionais das sessões de gravações de
Kid A. O estilo musical da banda neste álbum permaneceu o mesmo de
Kid A, com a fusão de rock e música eletrônica, mas este álbum incorporou mais elementos de jazz.
Amnesiac foi um sucesso comercial e de crítica ao redor do mundo, atingindo a segunda posição nos Estados Unidos e sendo indicado para o Grammy e ao
Mercury Music Prize.
8 Os singles de
Amnesiac, "Pyramid Song" e "Knives Out", os primeiros
singles da banda desde 1997, foram bem recebidos comercialmente. "I Might Me Wrong" estava planejado para ser o terceiro
single deste álbum, mas foi estendido para um
álbum ao vivo -
I Might Be Wrong - Live Recordings foi lançado em Novembro de 2001, contando com
performances ao vivo de canções dos álbuns
Kid A e
Amnesiac, e uma performance
acústica da canção previamente não-lançada "True Love Waits". Após o lançamento de
Amnesiac, a banda embarcou em uma turnê mundial, visitando a América do Norte, a Europa e o
Japão.
Hail to the Thief e o hiato (2002 - 2004)[editar]
Durante Julho e Agosto de
2002, o Radiohead tocou algumas canções novas em
Portugal e na
Espanha. Eles completaram seu sexto álbum de estúdio em duas semanas, num estúdio em
Los Angeles com Nigel Godrich, embora tenham adicionado algumas faixas depois, em Oxford. Os membros do Radiohead descreveram o processo de gravação como bastante relaxante, contrastando com a tensão durante as gravações de
Kid A e
Amnesiac.
4 O novo álbum,
Hail to the Thief, foi lançado em Junho de
2003. Misturando as influências de toda a carreira do grupo,
Hail to the Thief combinou as guitarras distorcidas com sons eletrônicos e as letras de Thom Yorke, já livre de seu bloqueio criativo. Este álbum desfrutou de um considerável sucesso comercial, estreando na terceira posição na
Billboard e sendo certificado com
disco de platina no Reino Unido e
disco de ouro nos Estados Unidos. Os
singles deste álbum, "
There There", "
Go To Sleep" e "
2+2=5" foram bem tocados nas rádios. No Grammy de
2003, o álbum foi indicado para Melhor Álbum Alternativo, enquanto os produtores de
Hail to the Thief, Nigel Godrich e Darrel Thorp, receberam o Grammy de Melhores Engenheiros de Álbum.
32
Thom Yorke negou que o título de
Hail to the Thief tenha sido uma crítica à controversa
eleição presidencial norte-americana de 2000, explicando que ele havia ouvido a frase durante uma discussão na
Radio 4 sobre
John Quincy Adams, "que roubou a eleição e ficou conhecido como 'O Ladrão' durante todo seu governo."
4 Thom explicou que, ainda que o álbum tenha sido influenciado pelos eventos mundiais do fim de 2001 e do começo de 2002, ele também "impressionou [ele] como a mais incrível e forte frase… Vai me chatear se as pessoas disserem que é um protesto direto, porque eu realmente me sinto forte pelo fato de que nós [Radiohead] nunca gravamos um protesto. Isso [Hail to the Thief] não é um protesto."
4 Após o lançamento de
Hail to the Thief, o Radiohead realizou uma turnê internacional, que começou em junho de
2003 com a banda sendo a principal atração do
Festival de Glastonbury, e terminou no meio de
2004, com uma performance no festival
Coachella. Durante a turnê a banda lançou o EP
COM LAG, com a maior parte dos lados B de
Hail to the Thief. Após essa turnê, a banda passou a compor no seu estúdio, em Oxford, mas logo entrou em hiato; livre de obrigações contratuais, os membros do Radiohead passaram o resto de 2004 trabalhando em seus projetos solo.
33
In Rainbows e um novo estilo de marketing (2005 - presente)[editar]
Thom Yorke em concerto com o Radiohead em
2006.
A banda começou a trabalhar em seu sétimo álbum de estúdio em Fevereiro de
2005.
33 Em Setembro daquele ano, eles gravaram uma música baseada apenas no
piano, chamada "I Want None of This", para o álbum
Help: A Day In The Life, da
War Child. Este álbum foi vendido
online, com "I Want None of This" sendo a faixa mais baixada, embora não tenha sido lançada como
single.
9 Nesta época, o Radiohead já havia cancelado seu contrato com a
EMI, e passou a gravar seu novo álbum com o produtor Mark Stent, mas no final de
2006, após apresentarem treze canções novas em turnê pela Europa e pela América do Norte, eles retornaram a Nigel Godrich e passaram a trabalhar em algumas localidades rurais na Inglaterra.
34 O álbum foi completado em Junho de
2007 e masterizado no mês seguinte, em um estúdio de
Nova York. O sétimo álbum de estúdio da banda,
In Rainbows, foi lançado em outubro de 2007 sob a forma de
download digital, onde os compradores escolhiam o quanto queriam pagar pelas músicas.
3 Ainda que tenha sido divulgado que as vendas online de
In Rainbows tenham atingido a marca de 1,2 milhões de downloads no dia do lançamento do álbum
35 , a banda não divulgou nenhuma informação oficial, dizendo que o lançamento virtual do álbum foi apenas um método de aumentar as vendas físicas de
In Rainbows,
35 que incluem um "discbox" contendo um CD bônus destas sessões de gravação, uma edição dupla em
vinil e um livro de capa dura, que foram lançados em Dezembro daquele ano.
36 Este método de vendas pela internet acabou por estimular o processo criativo de outras bandas, começando por
Nine Inch Nails, que decidiu lançar em seu site o álbum instrumental
Ghosts I-IV, sob uma licença
Creative Commons e com uma variedade de embalagens e diferentes preços de escolha, incluindo
art-works, capa e verso. Pouco tempo depois também é lançado outro álbum,
The Slip, desta vez com ainda mais influência do lançamento do Radiohead, sendo disponível inteiramente de graça.
In Rainbows foi fisicamente lançado no Reino Unido no fim de Dezembro, pela
XL Recordings, e na América do Norte em janeiro de
2008, pela
TBD Records,
36 estreando nas primeiras posições em ambos os locais. O sucesso de
In Rainbows nos Estados Unidos da América marcou o maior sucesso da banda nas paradas desde
Kid A, ainda que tenha sido o quinto álbum da banda a atingir a primeira posição no Reino Unido. O primeiro single do álbum, "
Jigsaw Falling Into Place", foi lançada no dia
14 de janeiro de
200837 , seguido de uma turnê pela América do Norte, Europa,
América do Sul e Japão.
Em 2009 a banda esteve de volta à América do Sul, passando por cidades como Buenos Aires, Santiago, Rio de Janeiro, São Paulo.
Influências musicais[editar]
A maioria das influências dos membros do Radiohead foram
Queen e
Elvis Costello, bandas de
post-punk como
Joy Division e
Magazine e bandas
alternativas dos
anos 80, como
R.E.M.,
Pixies,
The Smiths e
Sonic Youth.
6 12 Em meados dos
anos 90, a banda começou a demonstrar interesse em
música eletrônica, especialmente no grupo de
trip-hopMassive Attack, no rock experimentalista do
Nine Inch Nails e no ato de
hip-hop instrumental do
DJ Shadow, citado como a principal influência para o álbum
OK Computer.
38Outras influências deste álbum incluem
Miles Davis e
Ennio Morricone, junto com outros grupos de
música pop dos
anos 60, como
The Beatles e
The Beach Boys.
6 16 Jonny Greenwood também citou o compositor
Krzysztof Penderecki como inspiração para
OK Computer.
16 Durante essa época, muitos críticos notaram a semelhança musical entre
OK Computer e álbuns de bandas de
rock progressivo, como
Pink Floyd39 , sendo que Greenwood realmente é entusiasta da banda, ao contrário de Yorke.
40 O estilo eletrônico de
Kid A e
Amnesiac foi o resultado da admiração de Thom Yorke por
música ambiente,
techno e outras vertentes da
música eletrônica.
26 O jazz de
Charles Mingus e
Alice Coltranee bandas
Krautrock dos
anos 70 foram outras importantes influências durante esse período.
41 O interesse de Jonny Greenwood em
música clássica do
século XX tornou-se aparente em algumas faixas de
Kid A, onde ele tocava um
ondas Martenot, um instrumento eletrônico popularizado por Penderecki e
Olivier Messiaen.
7 Em
Hail to the Thief, a banda não abandonou as influências eletrônicas dos dois álbuns anteriores, mas retornou à antiga ênfase nas guitarras. The Beatles e
Neil Young foram a fonte de inspirações musicais durante esse período, mas os membros do Radiohead não negaram a influência da música clássica e do Krautrock nesse álbum.
42 Desde 2005, enquanto trabalhavam no álbum
In Rainbows, a banda continuou a mencionar
rock experimental e
música eletrônica, dentre outros
gêneros musicais.
43
Colaboradores[editar]
A banda mantém uma relação bastante próxima com seus
produtores e
engenheiros, particularmente com Nigel Godrich, e com o
artista gráfico Stanley Donwood. Godrich tornou-se famoso junto com o Radiohead, estando junto com a banda como produtor desde
The Bends, e como co-produtor desde
OK Computer. Em algumas ocasiões ele é chamado de "sexto membro" do Radiohead, uma alusão ao trabalho de
George Martin com os
Beatles.
44 Stanley Donwood, outra pessoa fortemente associada à banda, produziu todas as capas de todos os discos do Radiohead desde
1994.
45 Ele algumas vezes também trabalha diretamente com Thom Yorke, o qual ele conheceu na escola; nessas colaborações, os créditos dados à Thom Yorke são sob seus
pseudônimos, como "Tchock" ou "The White Chocolate Farm".
46 Junto com Thom Yorke, Stanley Donwood ganhou um
Grammy, em
2002, por uma edição especial de
Amnesiac, lançada sob a forma de livro.
45 Outros colaboradores incluem Graeme Stewart, Dilly Gent e Peter Clemens. Graeme Stewart tem trabalhado com o Radiohead desde as sessões de gravação de
Kid A/
Amnesiac. Ele também foi o engenheiro dos álbuns solo de Jonny Greenwood e Thom Yorke (
Bodysong e
The Eraser, respectivamente). Dilly Gent tem sido responsável pela comissão de todos os
videoclipes do Radiohead desde
OK Computer, trabalhando com a banda para achar o diretor certo para cada projeto. Peter Clemens é o técnico da banda em apresentações ao vivo, também conhecido como "Plank", e trabalha com o Radiohead desde
The Bends.
6
- Membro Adicional
Fonte completa e discografia (aqui).
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