sexta-feira, 8 de junho de 2012

A pop art de Roy Lichtenstein





Quer 1 igual p/vc?
Então, me escreva: dias.prd@gmail.com

Roy Fox Lichtenstein (Nova Iorque27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi um pintor estado-unidenseidentificado com a Pop Art.
Na sua obra, procurou valorizar os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1960 para os filhos. Nos seus quadros a óleo e tinta acrílica, ampliou as características dabanda desenhada e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou uma técnica pontilhista conhecida como Pontos Ben-Day para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.
Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstracção.
Muitas ilustrações de Lichtenstein eram copiadas de artistas de histórias em quadrinhos como Jack Kirby e Russ Heath sem lhes dar créditos.

Roy Fox Lichtenstein
Cara de Barcelona, Roy Lichtenstein, Paseo Colón,Barcelona
Nascimento27 de outubro de 1923
Nova Iorque
Morte29 de setembro de 1997
Nova Iorque
OcupaçãoPintura
PrêmiosPrêmio Kyoto (1995)


Fonte: wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Não vá embora sem deixar seu comentário...