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Fallout é um
RPG eletrônico produzido por Tim Cain, desenvolvido pela
Black Isle Studios e publicado pela
Interplay em
1997. O jogo acontece em um ambiente pós-apocalíptico no século 22, mas sua história e arte têm grande influência na paranóia nuclear que atacou os anos 50.
O jogo é considerado por alguns como uma continuação não-oficial de
Wasteland,
[7] mas tal título não poderia ser utilizado pois a
Electronic Arts possuía os direitos de uso do mesmo; e, exceto por pequenas referências, os jogos ocorrem em universos distintos.
Fallout utilizaria o sistema
GURPS da
Steve Jackson Games, mas o acordo entre as partes não se concretizou devido ao uso excessivo de violência no jogo,
[8] forçando a
Black Isle a alterar o sistema
GURPS para o sistema
S.P.E.C.I.A.L., desenvolvido internamente.
Jogabilidade
A jogabilidade de
Fallout consiste em viajar pelo mundo do jogo, visitar locais e interagir com os seus habitantes. Ocasionalmente, os habitantes serão imersos em dilemas que o jogador para resolver deve escolher opções a fim de adquirir experiência e pontos de karma.
Fallout desvia da maioria dos jogos de computador em que muitas vezes permite que o jogador complete as tarefas de várias maneiras possíveis, muitas vezes optando por soluções não convencionais, ou mesmo sendo contrário à tarefa original, caso em que o jogador mesmo assim ainda pode ser recompensado. As ações do jogador podem vir a ditar o fim do jogo, ou o futuro história ou oportunidades de jogo estão disponíveis.
[nota 1]
[editar]Sistema de combate
A estrutura de combate do jogo é baseada em turnos onde seu personagem possui APs (Action Points ou Pontos de Ação) e esses pontos definem quantas ações o jogador poderá realizar. Outro aspecto inovador do jogo é que é possível mirar em certas partes específicas do corpo do inimigo, podendo desde causar um dano crítico ou até inutilizar parte do corpo.
Como em todos os jogos da serie, é possível adquirir companhias para auxiliar nos objetivos. Uma seleção diversificada de personagens (
NPCs) pode ser encontrada para ajudar o personagem principal no deserto pós-apocalíptico. Ao contrário de
Fallout 2, não há limite para o número de
NPCs que o jogador poderá recrutar e as estatísticas e armaduras dos
NPCs em
Fallout permanecem inalterados durante o jogo todo, apenas as armas podem ser equipadas.
[nota 1]
Em
2077, a escassez de petróleo e as tensões crescentes entre os
Estados Unidos e a
China provocam uma guerra nuclear. Os ataques começam e a explosão acaba com toda a costa oeste da América do norte. O governo dos
EUA, como precaução, construiu vários abrigos nucleares chamados
Vaults, e mandou para esses abrigos cidadãos americanos devidamente escolhidos (os que tinham boa saúde e a mínima propensão para doenças). O primeiro jogo começa cerca de uma geração após a guerra. Você nasceu e foi criado por um robô dentro de um desses abrigos (o
Vault de número 13). As pessoas vivem de forma pacífica dentro desses abrigos, reciclando o próprio lixo e purificando a água. Mas de uma forma inexplicável o chip responsável pela purificação da água quebra e seu abrigo ficará sem água em alguns dias. Então você é incumbido da tarefa de buscar um novo chip e trazer ao seu abrigo. Você sai olhando pela grossa porta de metal sem idéia nenhuma do que o aguarda do lado de fora. A vida dos habitantes do abrigo depende apenas de você.
Fallout acontece em um cenário pós-apocalíptico, porém é baseado na visão das pessoas dos anos 50 de como seria o futuro, contando com carros antigos, várias imagens desenhadas e pôsteres pregados nas paredes, no estilo dessa época, além de computadores e robôs que sustentam a idéia de que "quanto mais botões coloridos e luzes melhor".
[editar]Desenvolvimento
Vários atores famosos foram convidados para a
dublagem de
Fallout. As narrações do jogo foram realizadas por
Ron Perlman em que o prólogo do jogo caracterizado por uma das principais frases de efeito icônico da série
Fallout-
"War. War never changes.". Ele foi novamente convidado a participar como narrador das seqüências da série
Fallout. Outras aparições incluem
Richard Dean Anderson,
David Warner, Tony Shalhoub (creditado Tony Shalub), Brad Garrett, Keith David, Richard Moll e Tony Jay.
[1]
A Black Isle tentou utilizar a musica "I Don't Want to Set the World on Fire" dos
The Ink Spots como a musica tema, mas não podia licenciar por causa de um problema envolvendo direitos autorais.
[9] Esta canção foi posteriormente licenciada pela Bethesda para o jogo
Fallout 3. A canção "Maybe" pelos mesmos artistas foi utilizada ao invés da música tema original de Fallout.
Fallout foi introduzido no "Hall of Fame" nos respectivos sites Computer Gaming World, GameSpot, GameSpy e IGN. Também foi nomeado "RPG do Ano" pela GameSpot, em 1997, e ficou em sexto lugar na lista da Game Informer de 2008 do "Top 10 Video Game Openings".Fallout foi nomeado #4, #10, #13, #21 e #7 na lista dos melhores jogos de todos os tempos pela PC Gamer em 2001, 2005, 2007, 2008 e 2010, respectivamente. Foi eleito em 5º lugar em 2007 e #19 em 2009 na lista da IGN "Top 25 PC Games of All Time". Ele ficou em #55 no "IGN Top 100 Games of All Time" de 2005 e #33 em 2007. PC Zone nomeou-o #21 na sua "101 Best PC Games Ever" em 2007.
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