segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bono Vox - U2 360° Tour




Paul David Hewson (Dublin, 10 de maio de 1960) mais conhecido por seu nome artístico Bono Vox (ou apenas Bono) é o vocalista principal da banda de rock irlandesa U2. Bono nasceu e cresceu em Dublin, na Irlanda, onde conheceu sua futura esposa, Ali Hewson, e os futuros membros do U2. Bono escreve todas as letras da banda, muitas vezes usando temas sociais, religiosos e políticos. Durante seus primeiros anos as letras de Bono contribuíram para o tom espiritual e rebeldia de U2. Como a banda amadureceu, suas letras se tornaram mais inspiradas por experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda.
Fora da banda, ele colaborou e gravou com vários artistas, faz parte da diretoria da Elevation Partners, e possui um hotel, chamado The Clarence Hotel, em Dublin, junto com The Edge. Bono também é amplamente conhecido por seu ativismo relativos a África, para o qual ele co-fundou DATA, EDUN, a ONE Campaign e Product Red. Organizou e tocou em vários shows beneficentes e se reuniu com políticos influentes. Bono tem sido elogiado e criticado por seu ativismo e envolvimento com o U2. Foi nomeado para o prémio Nobel da Paz, foi concedido um honorário cavaleiro pela rainha Elizabeth II do Reino Unido, e foi nomeado como "Personalidade do Ano" pela revista Time, entre outros prémios e nomeações.

Início da vida
Bono nasceu no Rotunda Hospital, em Dublin, em 10 de maio de 1960. Foi criado em Glasnevin com o seu irmão, Norman Hewson, pela sua mãe Iris (nascida Rankin), membro da Igreja da Irlanda, e seu pai, Brendan Robert (Bob Hewson), um católico romano. Seus pais inicialmente decidiram que o primeiro filho seria criado na Igreja Anglicana e Bono, o segundo filho, na Igreja Católica. Apesar de Bono ser o segundo filho, ele também participou de serviços na Igreja da Irlanda com a mãe e o irmão.
Loja de próteses auditivas, decorrente
do seu apelido "Bono Vox".
Bono cresceu no norte de Glasnevin. Sua casa era uma casa típica de três quartos, sendo o seu o menor quarto. Ele estudou até o primário na "Escola Naconal de Glasnevin". Quando tinha 14 anos, sua mãe morreu em 10 de setembro de 1974, em decorrência de um aneurisma cerebral. Muitas músicas do U2, incluindo "I Will Follow", "Mofo", "Out of Control", "Lemon" e "Tomorrow", focam a letra sobre a perda de sua mãe. Muitos temas enfocam o tema da infância contra a maturidade, como "Into the Heart," "Twilight", e "Stories for Boys".
Bono estudou na Mount Temple Comprehensive School, uma escola multi-confessional em Clontarf. Durante sua infância e adolescência, Bono e seus amigos faziam parte de uma gangue de rua surrealista, chamada Lypton Village. Bono se encontrou com um de seus amigos mais próximos "Guggi" (mantendo o relacionamento de amizade nos dias atuais), em Lypton Village. A quadrilha tinha um ritual de apelido. Bono recebeu várias denominações: o primeiro foi Steinvic von Huyseman, então apenas Huyseman, seguido por Houseman, Bon Murray, Bono Vox da O'Connell Street, e finalmente, apenas Bono.
Bono Vox é uma alteração de Bonavox, uma expressão latina que singnifica "boa voz". É dito que ele foi apelidado de Bono Vox por seu amigo Gavin Friday. Inicialmente, Bono não gostou do nome. No entanto, quando soube que traduzido livremente como "boa voz", ele aceitou. Hewson foi conhecido como Bono desde finais dos anos setenta. Embora ele use Bono como seu nome artístico, família e amigos também se referem a ele como Bono, incluindo sua esposa e seus companheiros de banda.

Carreira musical

U2

 Ver página anexa: U2
Bono em apresentação na Noruega, em 1983.

Em 25 de setembro de 1976, Bono, The Edge, seu irmão Dik Evans e Adam Clayton responderam a anúncio em um mural na escola "Mount Temple", enviada por seu colega Larry Mullen Jr. para formar uma banda de rock. A banda teve sessões ocasionais em que faziam covers de outras bandas. Cansado de longos solos de guitarra e hard rock, Bono queria tocar canções de bandas como The Rolling Stones e The Beach Boys. Infelizmente a banda não poderia tocar covers muito bem, então eles começaram a escrever suas próprias canções.
A banda passou pelo nome "Feedback" por alguns meses, antes de mudar para "The Hype" mais tarde. Após, Dik Evans deixou o grupo para participar de outra banda local, a "Virgin Prunes". Os quatro restantes, mudou oficialmente o nome de "The Hype" para "U2". Inicialmente, Bono cantava, tocava violão e escrevia canções da banda. Ele disse a sua forma de tocar guitarra, no início de uma entrevista de 1982: "Quando começamos, eu era o guitarrista, juntamente com o Edge, exceto que eu não poderia tocar guitarra. Eu ainda não posso. Eu era como um guitarrista ruim que um dia eles quebraram-me e que talvez eu deveria cantar em seu lugar. Eu já havia tentado antes, mas eu não tinha voz. Lembro-me do dia em que eu descobri que podia cantar. Eu disse, 'Oh, é assim que você faz'." Quando The Edge melhorava cada vez mais tocando guitarra, Bono foi relegado, principalmente, ao microfone, embora por vezes ainda toca guitarra e gaita. Em 2006, Bono tem feito aulas de piano desde criança seu professor de piano como um meio para melhorar a sua composição.
Bono escreve as letras para quase todas as músicas do U2, que geralmente são ricos em política e temas sociais. Suas letras freqüentemente fazem alusão a uma ligação religiosa ou significado, evidente em canções da banda, como "Gloria" do segundo álbum de estúdio, October, e "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do quinto álbum de estúdio, The Joshua Tree.[4] Durante os primeiros anos da banda, Bono era conhecido por seu tom rebelde que virou a raiva durante a banda na era de War, The Joshua Tree e Rattle and Hum. Após o atentado em Enniskillen, que deixaram 11 mortos e 63 feridos em 8 de novembro de 1987, o Exército Republicano Irlandês (I.R.A.) ameaçaram sequestrar Bono. Simpatizantes do IRA também atacaram um veículo que transportava os integrantes da banda. Esses atos foram em resposta a seu discurso condenando o "Dia da Lembrança Bombing" durante uma performance ao vivo de "Sunday Bloody Sunday".
Bono como seu alter-ego "The Fly", em 1992.
Ele concebeu o personagem durante as sessões
da banda em Dublin.
O som da banda mudou drásticamente em 1991, com o lançamento do seu sétimo álbum de estúdio Achtung Baby. As letras de Bono tornaram-se mais pessoal, inspirados nas experiências relacionadas coma vida privada dos membros da banda. Durante a turnê Zoo TV Tour, várias personagens foram apresentados, as que incluiam "The Fly", um estereótipo estrela do rock "Mirror Ball Man", uma paródia televangelista americana, e "Mr. MacPhisto", uma combinação de estrela de rock e o diabo.
Durante a performance, ele tenta interagir com o público o mais rápido possível e é conhecido por puxar os membros da audiência para o palco ou movendo-se para baixo para o nível físico do público. Isso já aconteceu em várias ocasiões, inclusive no Live Aid em 1985, quando ele pulou para fora do palco e puxou uma mulher da platéia para dançar com ela enquanto a banda tocava a canção "Bad", sendo que, 20 anos depois, em julho de 2005, a mesma garota com quem Bono dançou, revelou que a verdade salvou sua vida. Ela estava sendo esmagada pela multidão que se aglomerava na frente do palco. O vocalista gesticulou freneticamente para que os seguranças a ajudassem, mas eles não entenderam, então Bono pulou do palco para ajudá-la; e em 2005, durante a Vertigo Tour em Chicago, onde ele puxou um menino no palco durante a música "An Cat Dubh/Into the Heart". Bono tem frequentemente permitido que os fãs para subir ao palco e cantar músicas com a banda.
Bono já ganhou inúmeros prêmios com o U2, incluindo 22 prêmios Grammy Awards, e em 2003 o prêmio Golden Globes Awards de melhor canção original, "The Hands That Built America", para filme "Gangues de Nova Iorque". Durante a transmissão ao vivo da a cerimônia, Bono chamou o prêmio de "muito, muito brilhante!". Em resposta, o "Parents Television Council" condenou Bono por sua irreverência e iniciou uma campanha para os seus membros a apresentação de queixas junto à FCC. Apesar da FCC ter violado os padrões de indecência, a FCC se recusou a pagar multa porque a rede National Broadcasting Company (NBC) não receberam aviso prévio das consequências de tal profanação de radiodifusão e os palavrões em questão não foi utilizado em seu sentido literal sexual, por ter usado o termo "fuck".
U2 em performance no Madison Square Garden em novembro de 2005, Nova Iorque.
Em 2005, os membros da banda U2 foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, em seu primeiro ano de elegibilidade. Em novembro de 2008, a Rolling Stone classificou o cantor Bono "32 Maiores de Todos os Tempos".
Bono e sua banda foram criticados em 2007 por passar parte de seu catálogo de música valendo milhões de euros, da Irlanda para Amsterdão, seis meses antes da isenção fiscal terminado em músicos royalties. Nos termos da legislação tributária holandesa, as bandas estão sujeitas a baixa a não-inexistencia a taxas de imposto. Paul McGuinness, afirmou que o acordo é legal e habitual e as empresas geralmente buscam minimizar os encargos tributários deles. A medida gerou críticas no parlamento irlandês. A banda mais tarde, respondeu, afirmando que cerca de 95% da sua actividade teve lugar fora da Irlanda, e que fossem tributadas a nível mundial devido a isso. Bono foi um dos vários números super-ricos, cujo regime fiscal foram apontados para a crítica de um relatório pela caridade "Christian Aid", em 2008.

Colaborações

Além de seu trabalho com o U2, ele tem colaborado com Zucchero, Frank Sinatra, Johnny Cash, Willie Nelson, Luciano Pavarotti, Sinéad O'Connor, Green Day, Roy Orbison, Bob Dylan, Tina Turner, e B. B. King. Ele já gravou com Ray Charles, Quincy Jones, Kirk Franklin, Bruce Springsteen, Tony Bennett, Clannad, The Corrs, Wyclef Jean, Kylie Minogue, Jay-Z e Rihanna, assim como relatos de completar um dueto inédito com Jennifer Lopez. Em Robbie Robertson, álbum homônimo, lançado em 1987, ele toca guitarra baixo e vocal. No álbum homônimo lançado em 1999, Michael Hutchence, Michael Hutchence, Bono completou a gravação da canção "Slide Away", como um dueto com Hutchence.

U2 360° World Tour, mais conhecida simplesmente como U2 360° Tour, foi uma turnê mundial da banda irlandesa de rock U2, para a apresentação e promoção de seu mais recente álbum de estúdio, No Line On The Horizon de 2009 - Que ocorrerá durante os anos de 2009, 2010 e 2011 . Considerada a maior turnê de todos os tempos, nunca antes vista na história, por toda sua gradiosidade e tecnologia utilizada. Inicialmente apresentada com duas partes, ambas em 2009, uma na Europa, e outra na América do Norte, mais tarde, durante a 2ª Parte, foi anunciado que a turnê continua em 2010.
O retorno da turnê em 2010, que ocorreria no dia 03 de junho em Salt Lake City, nos Estados Unidos, foi adiado devido a uma lesão nas costas sofrida por Bono, vocalista da banda. Sendo assim, a parte norte americana da turnê será realizada em 2011, pois a parte européia se dará de 06 de agosto a 8 de outubro de 2010, e após este período inicia-se o inverno no Hemisfério Norte, o que impossibilita a realização dos shows ja que eles ocorrem em estadios a céu aberto.

Fonte completa (Aqui).

0 comentários:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Não vá embora sem deixar seu comentário...